Por Michael Scheffer Lopes e Jéssica Germano de Lima Silva |
O novo Navio de Apoio Polar (NApAnt) da Marinha do Brasil deverá ser construído no país. A determinação consta da solicitação de proposta (Request for Proposal) publicada em maio deste ano no Diário Oficial da União. O NApAnt irá substituir o navio de mesma classe Ary Rangel, construído em 1981 e que, juntamente com o Navio Polar (NPo) Almirante Maximiano, apoia logisticamente a Estação Antártica Comandante Ferraz com o programa Proantar. Empresas nacionais e estrangeiras responderam à exigência principal da chamada, de possuir experiência com navios para ambientes polares. O edital para aquisição do NApAnt foi publicado pela MB em fevereiro de 2019.
Impacto em Segurança e Defesa: A construção do NApAnt fortalece a cooperação internacional brasileira no Tratado da Antártica, iniciada em 1983 com a Estação Antártica Comandante Ferraz. A iniciativa privilegia a indústria naval e estaleiros nacionais, que enfrentam dificuldades pela queda de demanda no segmento de Óleo e Gás. Assim, a Indústria de defesa atua com viés de política de desenvolvimento.
Fonte: BRASIL, Centro de Comunicação Social da Marinha. Marinha do Brasil divulga Solicitação de Oferta para o Projeto de Obtenção do Navio de Apoio Antártico. Marinha do Brasil, 9 jun. 2020. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/noticias/marinha-do-brasil-divulga-solicitacao-de-oferta-para-o-projeto-de-obtencao-do-navio-de