Por Thiago Jacobino Honório |
Artigo publicado por cientistas da Finlândia aponta a descoberta de um novo tipo de detector quântico composto de grafeno, que seria capaz de atingir alto grau de medição de radiação, possibilitando maior precisão na leitura de bits quânticos. Conhecido como bolômetro, ele é capaz de medir com mais precisão o estado de um ‘qubit’ do que as alternativas anteriores, que dependiam de medições de voltagem e geravam interferências na medição. Uma das dificuldades dos computadores desse tipo é que a sua operação é instável. Ainda existem outros desafios para seu funcionamento pleno, todavia, essa nova descoberta pode representar mais um passo para a chegada dos computadores quânticos.
Impactos em Segurança e Defesa: Em teoria, os computadores quânticos serão capazes de quebrar a segurança dos mais poderosos sistemas digitais com facilidade, oferecendo assim, dominância no campo cibernético. Concomitantemente, sua capacidade de cálculo também poderá acelerar consideravelmente pesquisas, inclusive no campo militar.
Fonte: KOKKONIEMI, Roope et al. Bolometer operating at the threshold for circuit quantum electrodynamics. Nature. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-020-2753-3
[…] Leia mais sobre esse artigo em Informativo RADAR. […]