Por Pedro Martinez e Caroline Colbert |
Na última década, 13 agências espaciais foram abertas em países não centrais, o que simboliza uma mudança no significado de instituições estatais dentro da indústria. Enquanto anteriormente o objetivo principal dessas agências estava na expressão de soberania tecnológica, países com menor capacidade econômica agora buscam o espaço de maneira pragmática, visando lucrar a partir de parcerias. O fator dinamizador deste processo foi, entre outros, a diminuição de custos e de tamanho de satélites, junto com a digitalização de dados, possibilitando que agências menores evoluam a partir da especialização de processos, ao invés de entrar em competição com grandes atores.
Impacto em Segurança e Defesa: O impacto mais imediato é o aumento da concorrência internacional em atividades comerciais espaciais, o que pode levar ao barateamento de produtos e serviços. No aspecto político, haverá mais Estados interessados nas discussões multilaterais envolvendo segurança e militarização espacial. Além disso, essa tendência contribuirá com o congestionamento de satélites na órbita baixa.
Fonte: PATEL, Neel. There has never been a better time to start a small space agency. MIT Technology Review,Cambridge, 26 nov. 2019. Disponível em: https://www.technologyreview.com/2019/11/26/131822/why-its-now-the-perfect-time-to-start-a-small-space-agency.