Por Thiago Jacobino Honório |
Especialistas afirmam que o desenvolvimento de certas tecnologias, especialmente advindas do campo informacional e da automação, como a guerra cibernética ou o emprego de veículos autônomos, seria capaz de tornar a guerra previsível, removendo um elemento central do campo de batalha, que são as fricções. O autor atualiza o debate inserindo conceitos como a Internet das Coisas, o desenvolvimento de sensores quânticos e como eles poderão afetar as operações militares no futuro. O artigo discute os efeitos das tecnologias disruptivas e seu papel na guerra moderna. O debate acerca do fenômeno iniciou-se nos anos 80 e segue até os dias de hoje.
Impacto em Segurança e Defesa: O papel de tecnologias disruptivas, como as citadas acima, será cada vez mais presente no futuro das operações militares. Combinadas, elas terão papel predominante nos teatros de guerra do futuro, ao possibilitar elevado incremento de precisão e informação.
Fonte: BROSE, Christian. The New Revolution in Military Affairs: War’s Sci-Fi Future. Foreign Affairs., v. 98, p. 122, 2019. Disponível em: https://www.foreignaffairs.com/articles/2019-04-16/new-revolution-military-affairs