Por Ana Carolina Dias Terra e Marcelle Bessa |
O desabastecimento devido a pandemia da Covid-19 e o aumento do garimpo ilegal têm colocado povos indígenas sob pressão. O avanço da doença fez com que o acesso à diversas áreas indígenas fosse bloqueado gerando escassez de recursos fundamentais como produtos de higiene, medicamentos e alimentos. Muitos indígenas recorreram à caça e à pesca, atividades que também enfrentam escassez. Somado a isso, garimpeiros ilegais aumentaram consideravelmente suas atividades, se aproveitando do novo foco midiático. O fato preocupa os moradores da região que precisam lidar com várias ameaças, doença, desabastecimento e invasão de suas terras.
Impacto em segurança e defesa: Há um constante agravamento de tensões na região indígena devido à escassez de recursos entre os povos e o aumento do garimpo ilegal, ambos fatores causados pela pandemia da COVID-19. Além disso, embates têm suscitado entre indígenas e garimpeiros, que por sua vez, podem evoluir para conflitos maiores.
Fonte: GÁMEZ, Luna. A dupla ameaça para os povos da Amazônia. El País, Rio de Janeiro, 24 de abril de 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/planeta_futuro/2020-04-23/a-dupla-ameaca-para-os-povos-da-amazonia.html