Por Jéssica Leite dos Santos |
Ministério da Defesa britânico acolheu recomendações sobre sustentabilidade feitas ao setor pelo Parlamento do Reino Unido. Elas têm o objetivo de auxiliar no atendimento a metas de longo prazo ligadas a emissão de gases poluentes e consequências das mudanças climáticas. Recomendou-se concentrar esforços na resiliência e sustentabilidade do Estado e das frotas. Isso se daria com a exploração do potencial de combustíveis alternativos para veículos militares, a compreensão dos riscos das mudanças climáticas para as operações de defesa e a exploração de possibilidades de maior apoio militar aos impactos dessas transformações. A adaptação feita no combustível padrão das aeronaves de defesa e a inclusão das mudanças climáticas em planejamentos estratégicos são exemplos de ações já concretizadas pelos Ministério e Forças.
Impacto em Segurança e Defesa: A percepção dos atores de Defesa como relevantes para dinâmicas além das estritamente militares demonstra consciência de que a busca por um futuro desejado depende de diversos atores e fatores. Esta abordagem ampla e intersetorial de um objeto compõe a metodologia prospectiva. Esta perspectiva fomenta a interação entre diferentes stakeholders e auxilia na identificação desses em estudos e planejamentos estratégicos.
Fonte: NUGEE, Richard [ et al]. How defence is rising to the sustainability challenge.Site Governamental do Reino Unido, 15 out. 2020. Disponível em:https://www.gov.uk/government/speeches/how-defence-is-rising-to-the-sustainability-challenge