Por Brenno Hochwart |
O astrofísico Scott McIntosh, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas, publicou um artigo na Solar Physics propondo o que pode ser a maior atividade solar dos últimos 50 anos. A sua nova metodologia para a previsão do Clima Espacial será colocada em prática durante o novo Ciclo Solar (25) que iniciou recentemente. Se confirmada, pode-se esperar um grande número de Tempestades Solares. Entretanto, seu estudo vai de encontro ao que fora previsto pelo painel internacional de cientistas. Espera-se que esse Ciclo Solar seja de intensidade regular ou baixa, como o antecessor. Este contraste de ideias pode ser explicado ao se evidenciar o quão mal compreendida a física solar ainda é.
Impactos em Segurança e Defesa: Uma previsão acurada do Clima Espacial é essencial para a manutenção de estruturas críticas e de defesa de uma nação. Seus fenômenos impactam diretamente os satélites em órbita, essenciais para a comunicação e economia global. Além disso, eventos extremos podem causar falhas na rede elétrica de grandes regiões. Assim, a antecipação dos fenômenos solares é essencial para a tomada de decisão.
Fonte: MCINTOSH, Scott W. et al. Overlapping magnetic activity cycles and the sunspot number: forecasting sunspot cycle 25 amplitude. Solar Physics, v. 295, n. 12, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11207-020-01723-y.