Por Samira Scoton e Daniel Vidal Pérez |
O Prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao World Food Programme (WFP), da ONU, reconhecendo que a garantia da segurança alimentar aos povos pode evitar conflitos que utilizem o alimento como arma. Estima-se que 690 milhões de pessoas vivam atualmente em situação de fome no mundo todo. Esse panorama é agravado pelas mudanças climáticas e pelas pressões econômicas. Observa-se a similaridade entre o mapa da fome da FAO (2019) e os lugares onde há incidência de conflitos armados, demonstrando, uma vez mais, que ambos estão atrelados.
Impactos em Segurança e Defesa: A proposta dessa premiação foi apontar que o alimento é motivo de conflito e está sendo utilizado como arma. A segurança alimentar caminha lado a lado com a paz, com a segurança e com a estabilidade das comunidades. Nesse sentido, aponta-se que o acesso ao alimento, ao ser motivo de conflito, impacta diretamente na segurança e na defesa de um país.
Fonte: WFP. World Food Programme awarded Nobel Peace Prize Statement by WFP Executive Director David Beasley. World Food Programme. Roma, 2020. Disponível em: https://www.wfp.org/news/world-food-programme-awarded-nobel-peace-prize-statement-wfp-executive-director-david-beasley.