Por Nicole Torres e Thauan Santos |
O 46° presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, anunciou uma leva de ordens executivas que têm como objetivo principal combater a mudança climática. A principal delas é a volta do país ao Acordo de Paris, abandonado por seu antecessor, Donald Trump. As perspectivas dessas ações presidenciais apontam para um novo alvo a ser atingido, possivelmente, em 2030. Biden se comprometeu a alcançar emissões liquidas zero de carbono em 2050. Estudos prospectivos realizados na Universidade Columbia acreditam que o presidente deve focar na redução de três fontes de gases do efeito estufa: motores de veículos; metano, que é liberado na extração e locomoção de gás natural; e usinas movidas a carvão.
Impactos em Defesa e Segurança: O problema climático é urgente e pode causar inúmeras consequências, incluindo a escassez de recursos. Incêndios, inundações e furacões são efeitos do aumento da temperatura e afetam os recursos necessários para a vida, podendo causar a extinção de espécies. O reconhecimento da importância da luta contra a mudança climática representa a preservação de bens essenciais à segurança da vida humana.
Fonte: MCGRATH, Matt. Climate change: Biden’s first act sets tone for ambitious approach. BBC News. (online), 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/news/science-environment-55732386