Por Jéssica Leite dos Santos |
Em relatório de recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a Espanha, no tema infraestrutura de transportes, destaca-se a relevância dos procedimentos administrativos de tomada de decisão para que demandas do setor sejam endereçados de forma efetiva e eficiente. Foi realizada avaliação da estrutura legal espanhola e do processo de tomada de decisão dos investimentos no setor e uma análise comparativa das práticas de outros países. Concluiu-se que os problemas na oferta de infraestrutura adequada eram fruto de práticas de governança falhas. O relatório se propõe a oferecer avaliações e recomendações para aprimorar a capacidade do governo da Espanha de formular, desenvolver e implementar políticas e estratégias que apoiem melhores tomadas de decisão sobre infraestrutura de transporte.
Impacto em Segurança e Defesa: Uma infraestrutura nacional mais adequada permitirá que as Forças Armadas aumentem sua mobilidade no território nacional e que haja um aumento na capacidade produtiva de insumos necessários para indústria bélica e na capacidade logística de deslocamento de insumos para o esforço industrial de defesa.
Indicadores: Tempo de mobilização e deslocamento das Forças Armadas e das indústrias que compõem o esforço industrial de Defesa; Abrangência territorial das ações militares. Fonte: OCDE, Supporting Better Decision-Making in Transport Infrastructure in Spain: Infrastructure Governance Review. OECD Publishing: Paris, 2020. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/governance/supporting-better-decision-making-in-transport-investment-in-spain_310e365e-en