Por Franco Alencastro e Thauan Santos |
Embora a demanda por lítio tenha apresentado uma queda de 6% no primeiro trimestre de 2020, a procura continuará crescendo nos próximos anos e poderá atingir 1 milhão de toneladas anuais até 2025, afirma um estudo da companhia Bloomberg. O aumento da importância das fontes renováveis na matriz energética deve elevar consigo a demanda pelo mineral – componente essencial das baterias que armazenam a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos. Estima-se que, até 2025, 70% da demanda terá essa finalidade. Essa situação é de grande interesse para a América Latina, uma vez que parte considerável das reservas se encontra em uma área localizada entre Bolívia, Chile e Argentina, conhecida como “Triângulo do Lítio”.
Impactos em Segurança e Defesa: A redução das reservas levará a uma elevação dos preços, o que pode estimular uma maior competição entre estes Estados. O território que a Bolívia perdeu para o Chile na Guerra do Pacífico corresponde à quase totalidade dos depósitos chilenos. Recentemente, a Bolívia buscou reacender essa disputa territorial.
Fonte: LU, S; FRITH, J. Will the real Lithium demand please stand up? Challenging the 1Mt- by-2025 Orthodoxy. Disponível em: https://about.bnef.com /blog/will-the-real-lithium-