Por Larissa Caroline Souza da Silva e Raquel Missagia |
O Nepal planeja lançar seu primeiro satélite comercial até 2022, por meio de uma cooperação com os franceses. O objetivo é fornecer acesso à internet para seus cidadãos e prever desastres ambientais. A escolha pela França se justifica por razões geopolíticas visto que, se o país do Himalaia optasse por um dos seus principais vizinhos, Índia ou China, poderia ocorrer um aumento da influência de um desses sob Katmandu e sob o desenvolvimento do programa espacial nepalês. Dessa forma, a escolha de um parceiro que está fora de sua região para exploração espacial indica que o Nepal objetiva se libertar do controle de qualquer Estado que esteja perto das suas fronteiras.
Impacto em Segurança em Defesa: Estando entre dois países emergentes que buscam aumentar suas influências na região, o mais provável é que tanto a Índia quanto a China procurem aprofundar suas influências sobre o Nepal. Esta disputa pode contribuir para o aumento de tensões políticas entre indianos e chineses.
Fonte: BUDHATHOKI, Arun. Nepal’s Space Program Aims to Break Geopolitical Barriers. The Diplomat, Tokyo, 27 abr. 2019. Disponível em: https://thediplomat.com/2019/04/nepals-space-program-aims-to-break-geopolitical-barriers/.