Por Thiago Jacobino Honório |
Após ser proibido na Índia, o aplicativo Tik Tok entrou em pauta nos Estados Unidos. Um dos principais motivos alegados é que os dados dos usuários estariam sendo enviados para a China, país do qual a empresa que o criou pertence. A chegada dessa discussão marca um novo capítulo na disputa de poder entre os dois países, especialmente no campo tecnológico. A China já proíbe há alguns anos aplicativos como o Facebook e Twitter em seu território. Alegando motivos de segurança, os EUA também proibiram as operações da empresa Huawei em seu território.
Impacto em Defesa e Segurança: A proibição de aplicativos pode marcar um novo processo nos estudos de securitização. Estados poderão proibir certos programas que identifiquem como ameaças tanto para fins estratégicos como por motivos de competição. Essa disputa em larga escala poderá alterar a estrutura da internet como conhecemos.
Fonte: Burgess, Matt. Should America ban TikTok?. Wired, 13 jul. 2020. Disponível em: https://www.wired.co.uk/article/tiktok-ban-shutdown