Por Dominique Marques e Thauan Santos |
O Reino Unido anunciou que terá a maior bateria de ar líquido no mundo, capaz de abastecer até 200 mil residências por até cinco horas. O sistema funciona de forma a comprimir o ar tornando-o líquido, criando, assim, capacidade de armazenar energia por muitas semanas e evitando desperdícios. Por vezes, picos de produção de modelos sustentáveis, como as energias eólica e solar, não correspondem à demanda máxima e, portanto, eventuais excessos de produtividade não podem, normalmente, ser armazenados. Esta inovação está sendo desenvolvida pela empresa Highview Power e será sediada em Manchester, com previsão de funcionamento para 2022.
Impacto em Segurança e Defesa: A Europa carece de abastecimento energético tendo que importar, majoritariamente, este recurso. Assim, investimentos em inovações como esta é uma prioridade de segurança no continente e podem, ainda que aos poucos, contribuir para transformar o cenário geopolítico regional, que tem nesta questão um de seus pilares securitários.
Fonte: CARRINGTON, Damian. The Guardian, 21 jul. 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2020/jun/18/worlds-biggest-liquid-air-battery-starts-construction-in-uk