Por Agatha Tomassoni Santos e Caroline Colbert |
O sistema de observação do único satélite chileno no espaço, o El FASat Charlie, será incorporado à constelação de satélites de uma empresa israelense, iniciando uma nova cooperação internacional entre os países. O satélite será substituído por três outros de maior capacidade, sendo dois deles destinados a sua fabricação em Israel, e será integrado ao programa espacial de defesa do Chile, o Sistema Nacional Satelital (SNSAT). O desenvolvimento desses ativos espaciais tem como objetivo à obtenção de imagens ópticas multiespectrais de alta resolução, cujo uso beneficiará a formulação de políticas públicas em Defesa e Segurança Nacional e a de pesquisa.
Impacto em Segurança e Defesa: A cooperação internacional entre Chile-Israel para o desenvolvimento de satélites demonstra a importância do uso militar do espaço para a garantia da Defesa e Segurança Nacional. Ademais, isso reforça a preocupação da América Latina em conquistar este tipo de desenvolvimento tecnológico que está aquém na região.
Fonte: Cooperativa.cl. FASat Charlie, único satélite chileno en el espacio, trabajará con constelación satelital israelí. Cooperativa.cl, 22 de nov. 2020. Disponível em: https://www.cooperativa.cl/noticias/sociedad/astronomia/espacio/fasat-charlie-unico-satelite-chileno-en-el-espacio-trabajara-con/2020-11-22/100905.html