Por Caroline Colbert|
Os satélites de monitoramento de atividades terrestres ajudaram pesquisadores a descobrir operações de pesca ilegal em grande escala nas águas da Coréia do Norte, Rússia e Japão. Mais de 900 barcos de pesca originários da China e 700 barcos foram encontrados pescando ilegalmente em águas ao longo da Coreia do Norte, em 2017 e 2018, respectivamente. A informação foi publicada na Science Advances em junho deste ano relatando as recentes descobertas. Os dados de satélite – fornecidos pela empresa Planet e outras – também ajudaram os cientistas a localizar 3.000 navios norte-coreanos pescando em águas russas em 2018.
Impactos em Segurança e Defesa: Novos desenvolvimentos na capacidade dos satélites de identificar dados/sinais/imagens permitiram esse estudo. Tais dados de satélite estão fornecendo a pesquisadores, governos e ministérios de Defesa uma visão privilegiada do que está acontecendo na Terra, permitindo que as partes interessadas vejam mais do que é permitido através de um panorama de monitoramento da terra e o mar visto pelo solo.
Fonte: WALL, Mike. Satellites uncover widespread illegal fishing in Pacific Ocean. Space, 22 jul. 2020. Disponível em: https://www.space.com/illegal-fishing-squid-satellite-imagery.html