Por Carla Cristina Passos Cruz |
Ataques cibernéticos colocam em risco a segurança e defesa e por isso setores de inteligência dos governos buscam antecipar e estimar esses ataques. Uma ferramenta quantitativa que pode ser usada para esta finalidade é a Análise de Séries Temporais, que envolve a identificação de dados numéricos para medir mudanças de uma situação ao longo do tempo. Ou seja, no tempo presente usa-se situações do passado para estimar o futuro. Em cenários prospectivos de defesa, uma possível abordagem relacionaria estimativas de ataques cibernéticos, seja com base em dados obtidos pela rede e sistemas automatizados de prevenção de intrusão, seja considerando a alocação proativa de recursos e capacidades para defesa cibernética.
Impacto em Segurança e Defesa: O reconhecimento de padrões através de métricas preditivas como regressão linear, e o uso de inteligência artificial, dentre outras, além do apoio de especialistas, podem auxiliar na prevenção de ciberataques pois estimam potenciais eventos cibernéticos.
Fonte: BAKDASH, J. Z.; et. al. Malware in the future? Forecasting of analyst detection ofcyber events. Journal of Cybersecurity, v. 4, n. 1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://academic.oup.com/cybersecurity/article-pdf/4/1/tyy007/27239107/tyy007.pdf.