Por Lucas Pinheiro Fonseca e Walmor Cristino Leite Junior |
O novo sistema de pagamentos eletrônicos, implementado pelo Banco Central, foi alvo de diversos domínios fraudulentos. Segundo especialistas da Kaspersky, cerca de 30 links foram identificados usando o termo “pix” a menos de 24 horas após seu lançamento. Os golpes visam infectar dispositivos dos usuários com malwares para roubar credenciais de acesso aos bancos e dados pessoais que podem ser usados como chaves. Essa técnica de ataque é incentivada pelo desconhecimento de usuários na identificação de links suspeitos.
Impactos em segurança e Defesa: O sucesso do emprego de novas tecnologias também passa pela boa comunicação e educação do usuário final. A ausência de programas de fortalecimento da mentalidade de segurança na utilização de sistemas digitais pode criar um ambiente favorável para a proliferação de ataques desse tipo.
Fonte: PRACIANO, Daniel. Em menos de 24h, empresa identifica mais de 30 domínios falsos usando o pix como isca. Diário do Nordeste, 06 out. 2020 Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/daniel-praciano/em-menos-de-24h-empresa-identifica-mais-de-30-dominios-falsos-usando-o-pix-como-isca-1.2996880