Sobre o Projeto

Sobre o Projeto

O Informativo RADAR de Impactos Futuros sobre Segurança Internacional e Defesa é um produto digital e mensal resultante do Projeto de Pesquisa Prospecta. Foi desenvolvido pelos pesquisadores da Linha de Pesquisa Cenários Prospectivos de Segurança e Defesa do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC), da Escola de Guerra Naval (EGN). É um veículo de comunicação elaborado para estimular e disseminar o conhecimento sobre sinais e tendências que poderão moldar o contexto mundial e impactar o futuro da Defesa, não representando, entretanto, o posicionamento oficial da Marinha do Brasil (MB) ou da Escola de Guerra Naval (EGN).

Com perfil dinâmico e atualizado, o Informativo RADAR aborda conteúdos relevantes sobre diversos assuntos distribuídos em 12 áreas temáticas: Arranjos Metodológicos Prospectivos; Benchmarking de Práticas Prospectivas; Benchmarking de Relatórios Prospectivos; Biodefesa e Segurança Alimentar; Escassez de Recursos; Guerra do Futuro; Segurança Espacial – Militarização; Segurança Espacial – Eventos Eletromagnéticos; Tecnologia da Informação e Comunicação – Cyber Segurança; Tecnologia da Informação e Comunicação – Inteligência Artificial; Tecnologia da Informação e Comunicação – Internet das Coisas; Tendências de Impacto Marítimo-Naval – TIMAN.

A disseminação de tendências e sementes de futuro de forma estruturada por meio do Informativo RADAR contribui para a construção de visões prospectivas e auxilia os oficiais das Forças Armadas brasileiras no desenvolvimento de estratégias de longo prazo para tomadas de decisão quanto ao futuro das instituições militares e suas interfaces com o meio civil. Por sua abrangência e relevância temática, é direcionado também ao público de estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados nos temas abordados pelo projeto.

Formatos online

O Informativo RADAR foi elaborado para ser acessível em diversos formatos digitais (e-mail, Facebook, Linkedin e Whatsapp), possibilitando a divulgação do informativo de forma ágil, prática e sustentável.

Por meio desses canais criteriosamente selecionados, o leitor tem acesso à informação de qualidade diretamente pelo celular, computador ou tablet, proporcionando interatividade, instantaneidade, navegabilidade e perenidade da informação.

Mensalmente, o assinante do Informativo RADAR recebe uma seleção TOP 10 com as principais tendências e sementes de futuro com impacto em Segurança e Defesa selecionadas pelo Conselho Editorial. Além do informativo mensal, enviado por e-mail ou por meio de alertas por Whatsapp de acordo com a escolha do leitor, semanalmente são publicadas no site e redes sociais do RADAR matérias relevantes sobre tendências e sementes de futuro.