Por Jéssica Germano |
A ABI Research divulgou uma pesquisa sobre a Indústria 4.0 que revela que, apesar do contexto de pandemia da COVID-19, a tendência global é de emprego de tecnologia 4G e/ou 5G no novo modelo de negócios. Cerca de 90% das empresas consultadas pretendem implantar a tecnologia – sem fio e de alta velocidade -, até o final de 2022 para operações relacionadas à Indústria 4.0. A essência da inovação 5G é a integração do físico com o virtual, com propostas de otimização de produtividade e recursos ao operar com sistemas em rede, virtualmente interconectados e modulares, que respondem em tempo real às demandas internas e externas.
Impactos em Segurança e Defesa: A pandemia pode impulsionar o investimento em tecnologias, relacionadas à Indústria 4.0, não se limitando à lógica empresarial, sendo de grande valia para os Estados, sobretudo em áreas sensíveis como segurança e defesa. Estes devem estar preparados para empregar incrementos tecnológicos, para que não fiquem em desvantagem no sistema internacional.
Fonte: INDUSTRIAL Automation Asia. ABI Research: Impact Of COVID-19 Impact On 5G And Edge Networks. Disponível em: https://www.iaasiaonline.com/abi-research-impact-of-covid-19-impact-on-5g-and-edge-networks/.