Por Rafael Laginha |
O Evento Carrington, ocorrido em 1859, marca a ocasião em que uma massiva tempestade solar geomagnética atingiu o planeta e provocou a interrupção do sistema de comunicação mais avançado da época, o telégrafo. Inúmeros eventos similares já provocaram danos à infraestrutura do planeta. Pesquisas apontam que uma nova tempestade de igual magnitude teria o potencial de provocar sérios danos à infraestrutura elétrica e de comunicações de todo o globo. Cabe, também, ressaltar que explosões nucleares na atmosfera são, igualmente, capazes de produzir Pulsos Eletromagnéticos. Se preparando para tais eventos, o Governo Obama, em 2016, e o Governo Trump, em 2019, publicaram ordens executivas nesse sentido.
Impactos na Defesa e na Segurança: Há diferenças entre a ordem executiva de Obama e a de Trump, o que antes era uma preocupação com eventos naturais passou a ser uma preocupação militar, pois pode degradar a infraestrutura e danificar e interromper a tecnologia estrutural crítica de um país, sobretudo com desdobramentos para os meios tecnológicos empregados na Defesa e na Segurança.
Fonte: LIPIEC, Eva Analyst; HUMPHREYS, Brian. Space Weather: An Overview of Policy and Select U.S. Government Roles and Responsibilities. Washington: Congressional Research Service, 2020. Disponível em: https://crsreports.congress.gov/product/pdf/R/R46049.