Por Agatha Tomassoni Santos e Caroline Colbert |
A União Europeia (UE) firmou um acordo de €1 bi (Euros) com a Arianespace, uma empresa francesa responsável pelos veículos lançadores do programa espacial Ariane para inovar os foguetes comerciais de lançamento da Agência Espacial Europeia, como o Ariane 5 e o Ariane 6. Além disso, há expectativa de que outro montante de €1 bi, advindos do orçamento da Comissão Europeia, sejam destinados a um Fundo Espacial Europeu que será criado para ajudar startups espaciais. A aceleração do investimento no setor espacial pela UE é resposta aos recentes sucessos da exploração espacial dos EUA e da China, o lançamento de astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional pela SpaceX e a missão lunar chinesa.
Impacto em Segurança e Defesa: A agência europeia pretende investir em tecnologias mais modernas para garantir um maior grau de independência no setor espacial. Como consequência, vislumbra-se o fortalecimento do setor industrial espacial interno para estabelecer concorrência às principais empresas espaciais já existentes no exterior, bem como maior prestígio dos países europeus nesse desenvolvimento de futuro tecnológico.
Fonte: REICHERT, Corinne. EU could ramp up space exploration in response to SpaceX, China success, report says. CNET, 29 jun. 2020. Disponível em: https://www.cnet.com/news/eu-could-ramp-up-space-exploration-in-response-to-spacex-and-china-report-says/